quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A nossa padroeira - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Ao contrário da maioria das imagens de Nossa Senhora a do Perpétuo Socorro, originalmente, não é conhecida em estátua, ela é apresentada numa pintura de meio corpo, em estilo bizantino (que mais à frente iremos estudar em maior profundidade).
Em Cabeça de Eiras, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, carregando nos braços o menino Jesus, está representada sob a forma de escultura de corpo inteiro, em madeira policromada, e possuí uma coroa aponível em prata.
Está ladeada pelos arcanjos Gabriel, à sua esquerda, e Miguel, à direita, também afigurados sob a forma de escultura em madeira policromada, que se fixam ao fundo através de um ferro que lhes dá a aparência de pairar no ar. São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja, e o cálice da amargura enquanto que São Gabriel segura a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.
Trata-se de uma imagem da década de vinte do século XX, trabalho de muito boa mão, bem vincado pelo extremo requinte que confere ao conjunto uma beleza inexequível que vislumbra todos quantos olham para ela.
Ao longo da sua história, esta imagem terá sofrido algumas alterações que justificaram que em 1957 fosse intervencionada na oficina Casa Real, em Braga, por José S.va Pontes (inscrição da peanha). Actualmente a obra apresenta-se com algumas fissuras e destacamentos de policromia na parte inferior, pelo que necessita de intervenção a nível conservativo e pequenos trabalhos de restauro a nível da policromia.

Sem comentários: