quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro





O actual templo é simples e elegante. Foi construído na década de oitenta do século XX, apresenta uma estrutura de betão ampla de nave única e sacristia na cabeceira, dividida em duas salas. Ao lado encontramos a torre sineira de três pisos obra feita em dois momentos e onde encontramos dois sinos – um pequeno sino proveniente da igreja antiga e novo de maiores dimensões.




















O interior do templo têm tecto forrado a madeira, paredes com lambrim de azulejo e chão em cimento marmoritado de tons vinosos e cinzentos.
No topo da nave observamos altar, ambão e coluna do sacrário em granito. Na parede encontramos, ao centro, uma escultura de vulto, de madeira policromada, representando Cristo crucificado, pregado numa cruz latina, de madeira desprovida de decoração mas com filactera no frontespício com a incrição: “I.N.R.I.“. A figura de Cristo, tem a cabeça, com cabelos e barbas castanhos, virada sobre o seu ombro direito. Tem os braços abertos sobre a trave horizontal da cruz, seguros nas mãos com duas chagas. Na cintura tem um cendal, que o envolve, caindo uma ponta sobre o seu lado direito. As pernas encontram-se sobrepostas: a esquerda sobre a direita, presas nos pés, também com uma chaga, na trave vertical da cruz.
Do nosso lado direito, observamos a venerável imagem da nossa padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, colocada sobre uma peanha castanha feita de betão e encastrada na parede, de que falaremos a seguir. Depois das obras que o templo recebeu no ano passado, figura do nosso lado esquerdo, colocado sobre semelhante peanha de betão, a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Dos melhoramentos efectuados em 2007, destacam-se as duas estruturas laterais feitas com estrutura de ferro e decoradas na frente com mármore e na laterais com madeira, onde se colocaram as portas de acesso às salas da sacristia.
















A festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realiza-se sempre no quarto domingo de Setembro.




Trata-se de uma das festas mais concorridas desta época e região.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

e lá estaremos na Festa,uma malapeira,um lisboeta e dois algarviozinhos !

PS: Já há SG Gigante ?????

Anónimo disse...

ola e a sandra ferreira tiveste uma ideia fantastica assim mesmo longe posso ver aldeia do meu coraçao sinto muita falata de voz todos beijos de todos nos De Sa Ferreira